sexta-feira, 6 de maio de 2011

Google Panda no Brasil, o que vai mudar?

Os blogueiros precisam entender uma coisa antes de comentar desse Panda do Google. Primeiro, que ele é voltado para o mercado Americano, segundo, que não somos o mercado Americano.

A produção dos conteúdos no Brasil ainda é meio que no estilo manufatura, exceto em alguns nichos. Dois ou três blogueiros pegam e fazem um site sobre assunto Y.

Diferente do mercado americano. Lá há verdadeiras indústrias de conteúdo, e não existem uma ou duas, existem centenas de sites enormes e variados com centenas de pessoas por trás.

E o que acontece é que entre esses sites, que são bem linkados, com milhões de páginas indexados e tráfego enorme, há também os que "apelam", e existem os que realmente fazem conteúdo de qualidade.

Por exemplo, o Ezinearticles.com que fala sobre como funciona um automóvel numa página só com um conteúdo até decente, mas com muitos anúncios, e no outro, o howstuffworks.com explicando como funciona um automóvel com uma riqueza de detalhes, fontes fiáveis e conteúdo multimídia.

O panda serviu e vem servindo pra melhorar o posicionamento dos sites que trabalham nesse tipo de linha (howstuffworks).

Podem perceber que o about.com, que tem uma linha mais "moderada" e tenta oferecer o conteúdo com mais detalhes que o ehow ou o ezine, foi bem menos afetado pelo panda.

E como será o Panda no Brasil?

Eu acredito que não temos nenhum site de variedades grande "mesmo". O que existe é alguns com 70 0000 paginas indexadas. Um ezine da vida tem seis milhões de páginas.

Ou seja, se o Google colocar o mesmo algoritmo que está no mercado americano aqui no Brasil, simplesmente o Google Brasil vai ficar com muito menos conteúdo pra mostrar, pelo fato que a nossa indústria de conteúdo é muito mais fraca que a Americana. Os sites de variedades atuais, simplesmente ocupam um espaço vazio em vários nichos.
Concluindo, pode ser que o Panda um dia chegue aqui, mas acredito que vai demorar muito. Quem for esperto vai se preparando para receber essa nova tecnologia Google.

Nenhum comentário:

Fale conosco, tire sua dúvida, nos adcione no MSN

.